Virtualização e Emulação

Em computação, virtualização é uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos utilizadores, mostrando outro hardware virtual, emulando um ou mais ambientes isolados. (Fonte: Wikipedia)

Com a virtualização você pode executar outros sistemas operacionais dentro de uma maquina virtual essa   maquina virtual se comportara como uma maquina de verdade com sua própria quantidade de memoria , HD (Virtual) e acesso a rede e internet como se fosse uma maquina real.

Ai você me pergunta , e dai que vantagem tem nisso ?

Com a virtualização você pode simular o funcionamento de uma rede sem precisar de vários computadores reais para isso.

Se você é um beta tester ou um  desenvolvedor você pode precisar testar o funcionamento de seu programa em vários sistemas operacionais diferentes (Windows , Linux , etc…)

E também com a virtualização para fazer um backup da maquina virtual basta apenas copiar a pasta onde esta os arquivos da maquina virtual.

No meu computador eu uso o Linux como sistema principal e uma maquina virtual com Windows XP para testes.

Existem vários software de virtualização disponíveis no mercado o mais popular  é o VMWare e o Microsoft Virtual PC.

Existem outros gratuitos como o Virtualbox.

Eu particularmente atualmente uso o Vmware Player que é uma versão gratuita do Vmware , veja o screenshot abaixo.

Em DataCenters a virtualização de servidores já mostrou vários beneficios como redução no consumo de energia , por ter um servidor real com vários servidores virtuais, em vez de ter vários servidores reais consumindo vários kwatts de energia cada um.

A migração para um ambiente de servidores virtualizados precisa ser feita tomando alguns cuidados.

Exemplo é preciso dimensionar bem a carga que será exigida da maquina virtual sobre o servidor real e a memoria que será necessário, armazenamento em disco que será ocupado por cada maquina virtual no servidor real, banda que será utilizada por cada maquina virtual , politica de backups dos servidores virtuais e um plano de contingência em caso de falha do servidor real (que executa os servidores virtuais) , todos esses cuidados são necessários para que seu ambiente não venha a ter problemas.

Diferença entre Virtualização e Emulação

Ja aproveitando o assunto sobre virtualização gostarei de esclarecer algums confusões que alguns cometem com a diferença entre Virtualização e Emulação.

Na Virtualização as instruções do sistema operacional numa maquina virtual a maior parte e repassada para a maquina real executar o que garante um desempenho com apenas uns 10% de perda de desempenho se estivesse em um maquina real.

Na emulação todas as instruções são executadas via software o que gera uma perda de desempenho muito grande , nesse caso a maquina emulada executa com apenas 5% a 10% do desempenho se estivesse em maquina real , é como executar uma maquina emulada em um Pentium 4 1 Ghz com o desempenho de um 486 Dx 66 Mhz.

A vantagem da Emulação é poder emular um hardware totalmente diferente do hardware da maquina real , um exemplo classico é os emuladores de consoles de video-games que emulam o hardware do video-game onde o jogo “pensa” estar executando no video-game mas na verdade esta sendo executado por um emulador no computador.

Um exemplo do que mencionei acima sobre o desempenho em um ambiente emulado é que por exemplo para você poder emular um console de video-game como o ATARI 2600 que um video-game com pouquissimos recursos você precissa de no minimo um 486 para rodar bem.

Tambem na emulação podemos emular outrar arquiteturas de computadores , como por exemplo podemos emular um MACintosh no PC , ou tambem um hardware totalmente difererente.

Segue abaixo alguns links:

http://www.vmware.com/

http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/support/virtual-pc-2007.aspx

http://www.virtualbox.org/

http://wiki.qemu.org/Main_Page

http://mednafen.sourceforge.net/

Anúncios

2 pensamentos sobre “Virtualização e Emulação

  1. será mais um desabafo com pergunta: meu note é da positivo, baixei o emulador MEmu só que ele pede ativação da virtualização mas no setup não tem mostrando para fazer a virtualização, então meu jogo o tropic escap fica travando e fechando vc pode me dizer se é por essa razão? ou qual a causa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s